Após pedido de Coronel David, megaoperação desmantela quadrilha em Aparecida do Taboado com drogas, armas, prisões e morte em confronto
Thiago Gonçalves
Assessoria de Comunicação

A resposta veio com força e resultado. Após solicitação do deputado estadual Coronel David (PL), em conjunto com os vereadores de Aparecida do Taboado e o prefeito Zé Natan, o Governo do Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), desencadeou nesta semana a Operação Argos, uma ofensiva histórica contra o crime organizado na região.
A operação, que mobilizou aproximadamente 130 policiais civis e militares, além de equipes do policiamento aéreo, empregou cerca de 30 viaturas e contou com apoio de diversas unidades especializadas. O saldo é expressivo com 8 prisões, mais de 21 kg de drogas apreendidos, armas de fogo de uso restrito, munições, grande quantia em dinheiro e a morte de um criminoso em confronto com as forças de segurança.
A ofensiva é resultado direto da cobrança feita por Coronel David e vereadores ao secretário adjunto de Segurança, Ary Carlos Barbosa, em reunião realizada no dia 2 de abril. Na ocasião, foi solicitado o reforço imediato do efetivo policial e a realização de operações específicas para conter o avanço do tráfico de drogas e os crimes violentos no município.
“Nosso compromisso com Aparecida do Taboado é com a paz e a ordem. Essa operação mostra que quando a política atua com responsabilidade e firmeza, a resposta do governo do estado vem com força e resultados concretos”, afirmou o deputado Coronel David.
Apreensões e ocorrências
Durante a ação, batizadas de diferentes frentes investigativas, foram cumpridos mandados e realizadas prisões em flagrante que evidenciam a estrutura do tráfico local. Entre os casos de maior destaque estão a apreensão de 19,6 kg de maconha, 1,4 kg de cocaína e 0,5 g de crack foram apreendidos; Armas de fogo, incluindo revólveres e uma arma com numeração suprimida, além de munições e equipamentos de precisão; Mais de R$ 13 mil em espécie, além de balanças de precisão, celulares e joias possivelmente adquiridas com recursos do tráfico; Prisão de criminosos já conhecidos no meio policial, além da neutralização de um suspeito armado que entrou em confronto com os agentes e morreu no local.
As ocorrências foram registradas por diferentes unidades, incluindo DEFURV, DERF, DENAR, GARRAS e Delegacia de Polícia de Aparecida do Taboado, evidenciando a integração das forças no combate ao crime.
Além do deputado Coronel David, participaram da articulação o prefeito Zé Natan, os vereadores Ber Galter (presidente da Câmara), Jucleber Bim, Amanda da Saúde, Matheus Costa, Pinduca, Maurão, Dra. Amanda Tolentino, Patrícia da Saúde, Marcelo Jardineiro, Gilsinho do Binega e Cláudia Padim.
Operação Argos representa, até agora, a maior ação policial já realizada em Aparecida do Taboado. As investigações continuam, e novas fases da operação não estão descartadas.










